domingo, 30 de março de 2008

Dicas de filmes para o fim de semana!

Mesmo hoje já sendo domingo indicarei alguns ótimos filmes que, na minha opinião, devem ser conferidos por quem gosta de cinema de qualidade.

Leões e Cordeiros (Lions for Lambs) - Novo longa dirigido pelo também ator Robert Redford (Lendas da Vida), Leões e Cordeiros é um retrato bastante fiel das tensões pelas quais vivem o povo norte-americano na atualidade. País em guerra contra o "terror", péssima imagem e falta de credibilidade junto as demais nações, crises existenciais, egocentrismo gigante, dentre outras.

Com grande elenco, como Meryl Streep (As Pontes de Madinson) e Tom Cruise (O Último Samurai), além de Redford, o filme acompanha a trajetória de um professor universitário que, após "perder" dois de seus melhores estudantes para a guerra no Iraque, tenta, a qualquer custo, mostrar a outro aluno de que as mudanças político-sociais do país devem vir da conscientização do poder de mudança que cada um tem, e que não se deve desperdiçar o talento de poder modificar algo, mesmo que pequeno. Ao mesmo tempo uma experiente jornalista entrevista um senador que, para, de certa forma, melhorar a imagem dos políticos norte-americanos para com a população, revela em primeira mão os novos planos de guerra dos EUA no Oriente-Médio. Durante a entrevista, no entanto, percebe-se que a relação entre mídia e política é emblemática, que tanto uma como a outra é responsável pelos efeitos colaterais aos quais vivem hoje os Estados Unidos, como a sociedade também.

Por fim, um filme curto, direto e, deveras, contundente. Hollywood ainda respira!

Trailer

Algumas críticas de alguns sites especializados em cinema:

Cineclick
Omelete

Novo filme dos irmãos Ethan e Joel Cohen (Fargo) e vencedor do Oscar de melhor filme, melhor diretor (ou, diretores, neste caso) e melhor ator coadjuvante (Javier Bardem, de O Amor nos Tempos de Cólera), Onde Os Fracos Não tem Vez é um longa cru e brutal. Nele, o ser-humano é desmascarado de qualquer aspecto moral e vemos que, hoje, a vida moderna nos faz ser cada vez mais egoístas, unilaterais, gananciosos e frios. Como o título original sugere (No Country For Old Men, que pode ser interpretado como Não há lugar para homens velhos, antigos, ou seja, antiquados) os preceitos de fraternidade e conduta moral não são mais vistos como necessários para o convívio do homem com seu semelhante, pois hoje, sem sombra de dúvida, é mais importante o TER do que o SER, infelizmente.

O filme, também estrelado por Tommy Lee Jones (indicado ao Oscar 2008 por No Vale das Sombras) e Josh Brolin (O Gângster), mostra uma caçada impiedosa de um assassino (Bardem) a um homem que, estanto no lugar errado, na hora errada, encontra uma mala cheia de dinheiro e acaba levando para si. Enredo até então simples, porém são as sutilezas que são a alma do longa.

Trailer

Algumas críticas de alguns sites especializados em cinema:

Cineclick
Omelete

Nenhum comentário: