sábado, 24 de maio de 2008

Mais alguns discos que recomendo


= SKANK - O SAMBA POCONÉ (1996) =

Terceiro disco desta banda mineira (antes vieram o auto-intitulado Skank, em 1993, e o já bem difundido Calango, lançado em 1994), O Samba Poconé popularizou a hoje comum mistura de rock, reggae, surf music e pop em todo o Brasil e elevou o nome do Skank como uma das maiores bandas (e novidades sonoras) do país.

Este trabalho mantém a regularidade do começo ao fim e detém praticamente metade dos hits desta banda liderada por Samuel Rosa. Sucessos como Garota Nacional, É Uma Partida de Futebol, Tão Seu e Zé Trindade permeiam o disco, que ainda traz canções marcantes (mesmo que hoje andem um tanto quanto esquecidas pela própria banda), como Eu Disse A Ela (minha preferida da banda, por sinal) e Os Exilados.

O Samba Poconé foi o disco mais vendido do Skank até hoje (cerca de 1.800.000 cópias), recebendo, na época, um disco de diamante e sete de platina.

Um trabalho que ficou para a história da música brasileira, que ajudou a divulgar a cena musical de Minas Gerais (a banda Jota Quest deve muito aos compatriotas do Skank) e que é, ainda hoje, influência para toda uma geração. Pena que estes mineiros não trabalhem mais com essa linha musical, porém continuam a lançar discos de qualidade, mesmo num estilo que se aproxima mais de Oasis e congêneres.

Skank: Samuel Rosa (voz e guitarra); Henrique Portugal (teclado); Lelo Zaneti (baixo), Haroldo Ferretti (bateria).

Track-list: É Uma Partida de Futebol / Eu Disse A Ela / Zé Trindade / Garota Nacional / Tão Seu / Sem Terra / Os Exilados / Um Dia Qualquer / Los Pretos / Sul da América / Poconé.

Site oficial: SKANK

= MANÁ - ARDE EL CIELO (2008) =

Mais recente trabalho da banda mexicana Maná, na verdade o disco é um registro ao vivo da turnê do Amor Es Combatir, lançado em 2006. Fazem parte deste CD diversos sucessos dos mexicanos, como Vivir Sin Aire, Rayando El Sol e No Ha Parado De Llover, hits do Amor Es Combatir, como Labios Compartidos e Manda Una Señal e duas novas composições de estúdio como bônus.

Este disco é uma boa pedia para quem não conheçe o trabalho da banda, que é uma das mais bem-sucedidas da América Latina, tendo fãs em todos os cantos do mundo (inclusive nos Estados Unidos, principalmente nos locais onde há grande concentração de latinos), e está na ativa desde o final dos oitenta.

O Maná que pratica um pop rock com muita influência da música mexicana, principalmente no que se refere aos arranjos típicos da região, como muitos violões, sax e demais instrumentos de sopro e um certo swing, contido nos arranjos de percussão e bateria, que contribuem para que a sonoridade da banda seja distinta das demais bandas de pop da América Latina (excluindo as brasileiras, que, em sua maioria, também aplicam sonoridades regionais em suas composições).

Apesar do numeroso número de músicas lentas e baladas (sendo por isto considerada por muitos o Bon Jovi mexicano), o Maná demonstra talento e se mostra competente no que pretende: agradar ao maior número de pessoas possíveis com suas músicas cativantes, certas vezes melosas, porém indiscutivelmente radiofônicas.

Maná: Fher Olvera (voz); Sérgio Vallin (guitarra); Juan Diego Calleros (baixo); Alex González (bateria) .

Track-list: Déjame Entrar / Manda Una Señal / Labios Compartidos / Bendita Tu Luz / Vivir Sin Aire / Donde Jugarin Los Niños / Mariposa Traicionera / El Rey / No Ha Parado De Llover / En El Muelle De San Blas / Clavado En Un Bar / Rayando El Sol / Si No Te Hubieras Ido* / Arde El Cielo*.

Site oficial: MANÁ

* Músicas de estúdio.

= BOSSA N' ROSES - THE ELECTRO BOSSA SONGBOOK OF GUNS N' ROSES (2006) =

Trabalho tributo a multi-platinada banda de Hard Rock norte-americana Guns N' Roses, a diferença (e, por isso, qualidade) deste é que ele não presta simplesmente uma homenagem a banda, mas sim faz uma transposição das canções para uma roupagem que remete ao jazz e a bossa nova (como o título do disco indica), com pitadas de música eletrônica.

De acordo com o produtor do disco, Miko Jackson, "Este CD é a mescla perfeita entre a suavidade da Bossa Nova e do Jazz com uma aura de nostagia, harmonia e sensualidade, aplicados aos grandes sucessos do Guns N´ Roses".

Pois bem, extremanente válido para quem curte a banda e gosta de ouvir novas versões de suas músicas favoritas; também para quem aprecia músicas calmas e com os rítmos já citados; como para os curiosos de plantão que gostam de novidades e desejam "sacar" como ficou uma Sweet Child O' Mine (maior sucesso do Guns N' Roses), por exemplo, num clima "bossa n' jazz".

Um trabalho válido, nem que seja apenas por curiosidade!

Artistas que participam do projeto: Sixth Finger (feat. Dew); Banda do Sul (feat. Natascha) ; Scubba; Gheto Blaster Ltda.; Glambeats Corp; United Rhythms Of Brazil; São Vicente (feat. Ituana); Freedom Dub; Natalie Renoir & DJ Leão; Groove da Praia; Anekka.

Track-list: Intro / Patience / Sweet Child O' Mine / Paradise City / November Rain / You Could Be Mine / Knockin' On Heaven's Door / Since I Don't Have You / Don't Cry / Welcome To The Jungle / It's So Easy / Used To Love Her / Live And Let Die / Outro .

Site oficial: Music Brokers

Nenhum comentário: