quarta-feira, 25 de março de 2009

Capital Inicial em Arapiraca

Na última sexta-feira (20/3), a banda brasiliense Capital Inicial se apresentou pela primeira vez na cidade de Arapiraca, como parte das comemorações pertinentes à inauguração da área de lazer e da restauração do Lago da Perucaba. Mas vamos ao show...

Marcado para começar às 21 horas, na verdade o Capital Inicial só subiu ao palco mesmo depois das 23 horas. Uma multidão já se encontrava no local quando a banda foi anunciada e, ao som da música Mais, deu início ao show ("histórico", segundo Júnior Ferro). Dinho Ouro-Preto e trupe deram seqüencia ao show tocando O Mundo, Independência, Como Devia Estar, Geração Coca-Cola (canção esta da Legião Urbana), Não Olhe Pra Trás (única canção do disco Gigante executada) , Eu Nunca Disse Adeus (com direito à intensa interação público x banda, como na música anterior - alguns definiriam esses momentos como "enrolação", mas continuemos), Primeiros Erros (música de Kiko Zambianchi arrendada pelo Capital à partir do disco Acústico Mtv), Algum Dia (música esta que Dinho insiste em classificar como nova - inédita -, fato este não verdadeiro, visto que a música foi gravada originalmente no álbum Rosas e Vinho Tinto, de 2002, que por sinal é o que teve mais canções executadas no show), Olhos Vermelhos (que de acordo com o fromtman do Capital há muito tempo não tocavam e que desculpassem-os pelos erros - caso acontecessem), Que País é Esse? (outro clássico da Legião Urbana, esta sendo dedicada posteriormente aos políticos feios - todos , de acordo com Fê Lemos e Dinho), A Vida é Minha (Eu Faço o Que eu Quiser), Mulher de Fases (grande sucesso dos conterrâneos do Raimundos - uma das canções que mais agitaram a massa), Fátima (canção embrionária do Aborto Elétrico) e Natasha (grande sucesso do Acústico Mtv - ilustrada pela presença da própria, na forma de uma gigantesca boneca ao lado do palco - a propósito, lembrando muito às utilizadas pela banda norte-americana Bon Jovi na turnê de divulgação do álbum These Days, de 1995, que pode ser conferido no vídeo da banda, Live From London, lançado em DVD), quando, agradeçendo às trinta mil pessoas presentes (de acordo com Dinho, não posso confirmar esse contingente - mas realmente havia muita gente no local) a banda se despede de Arapiraca (palavra repetida diversas vezes pelo vocalista do Capital).

Como não podia deixar de ser, o Capital Incial é ovacionado e, como de praxe, volta para o já não mais surpreendente (mas não menos esperado) bis. A banda toca O Passageiro (única canção executada no show que não faz parte do set list do disco ao vivo do qual o grupo divulga nesta turnê), Quatro Vezes Você, À Sua Maneira (sexta música do Rosas e Vinho Tinto executada na noite) e, pra encerrar, a densa Veraneio Vascaína.

Após pouco mais de 1 hora e meia de espetáculo, o grupo deixa definitivamente o palco, desejando muita paz aos presentes e, como toda banda que se preza, prometendo voltar o mais breve possível à cidade.

Apesar da coleção de hits tocados pela banda, confesso que achei o show relativamente curto (canções como Música Urbana, Todas as Noites - esta que não foi gravada no CD/DVD ao vivo da banda -, Eu Vou Estar, Fogo, Cai a Noite, Tudo Que Vai, além de Instinto Selvagem ou Sem Cansar do disco Gigante, poderiam ter sido executadas), mas bastante eficaz. Porém, o destaque, na minha opinião, foi a produção do show. Ótima iluminação (que evidencia bem mais a decoração de palco da banda), brilhantes efeitos e fogos e, mais ainda, fascinante os adereços de palco da banda, principalmente o polvo gigante que estava localizado por trás da bateria e que envolvia todo o palco - de maneira homogênea e planejada - com seus tentáculos. Visualmente fantástico!

Quanto à banda, esta se mostrou bastante simpática com o público presente, sendo encabeçada por Dinho, que comentou (e recomendou) a todos os presentes que fossem a Recife conferir a apresentaçaõ da banda de heavy metal Iron Maiden (Dinho assistiu ao show da banda em São Paulo), falou sobre ansiedade para o show do Kiss (que acontecerá em abril, no eixo Rio-SP), como também conversou bastante sobre as camisas de diversas bandas que a platéia vestia (o próprio usava uma da banda australiana AC/DC).

Por fim, um ótimo concerto, uma belíssima iniciativa da Prefeitura de Arapiraca (e ótima propaganda também)... só espero que não esqueçam da obra após essa inauguração e que, além de manutenção e segurança, existam políticas de cunho social que mobilizem à comunidade periférica que envolve o Lago da Perucaba... mas isto já é assunto para outro post.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Saldo:

Ponto alto? Super-produção acessível para a população. Numa cidade tão carente de eventos (principalmente francos), este demonstrou o potencial da cidade em promover espetáculos.

Ponto fraco? Super-lotação (população)... bem, talvez isso não seja assim um ponto fraco!

Site-oficial: Capital Inicial.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fotos por: Fernando Lopes.

Vídeos do show extraídos da comunidade do orkut Capital Inicial - Maceió, sob post e moderação de Fernanda Bulhões:

- Como Devia Estar
- Geração Coca-Cola
- Não Olhe Pra Trás
- Primeiros Erros (Chove)
- Olhos Vermelhos
- Que País é Esse?

Obs.: todos os vídeos estão hospedados no site youtube.

Nenhum comentário: